terça-feira, 29 de janeiro de 2013

*



Muitas pessoas, questionam o fato de só poder tomar a Santa Ceia quem for batizado.
Eu poderia escrever um livro sobre isso, falando por detalhes sobre o assunto, mas Deus me deu uma direção que responde essa questão em poucas palavras.

Por que, que para toma a Santa Ceia tem que ser batizado?

No antigo testamente, Deus ensina o sacrifício do perdão para Adão e Eva (Gênesis 3.21), fazendo assim desse dia em diante, que para todas as pessoas serem perdoadas pelos seus pecados, teriam que sacrificarem um cordeiro, livrando-os da morte de si mesmo (Levítico 12.8,6,13).
Continuando no antigo testamento Deus chama Abrão para uma terra desconhecida (Gênesis 12.1) e nessa terra Deus troca o nome de Abrão para Abraão (Gênesis 17.5) e faz uma aliança prometendo que ele será dono dessa terra e que será pai de nações (Gênesis 17.2-14) e como símbolo dessa aliança surge à circuncisão, todos descendentes de Abraão teriam que ser circuncidados a pós o nascido (Gênesis 17.10-10). Passam-se aproximados 300 anos depois dessa promessa, os descendentes de Abraão se tornam 12 tribos, vindo de Jacó neto de Abraão e logo o povo se tornam escravos dos egípcios por 430 anos aproximadamente (Êxodo 1.1-14).
Nesse período de 400 anos de escravidão, o povo se multiplicava mais e mais, mas o povo passou por momentos difíceis, creio eu que eles poderiam perder a fé de tanto que eles sofriam, eles poderiam ter pensado que Deus se esqueceu da aliança que Ele tinha feito a seu patriarca Abraão, e como símbolo da aliança eles nunca deixaram de se circuncidar, pois era uma marca que eles carregavam da aliança de Deus, e Deus separa um homem chamados Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito (Êxodo 3.6-10), então Deus pede para que o povo festejasse para sair do Egito e essa festa seria conhecida como festa da páscoa, que significa passagem, a qual eles se livraram da morte dos primogênitos, matando um animal e marcando os murais da porta com o sangue do animal (Êxodo 12.7), essa festa seria comemorada matando um cordeiro assando-o bem e se alimentando com vinho e como lembrança de que Deus os livrou da escravidão e da aliança que tinha feito a Abraão, eles tinham que fazer isso todo ano (Êxodo 12.8-14), mas só quem estivesse com a marca da aliança de Deus, ou seja, só os homens que fossem circuncidados poderiam comer da carne do cordeiro e beber do vinho no dia da comemoração da páscoa (Êxodo 12.47-48).
A páscoa é uma festa comemorada pelos judeus até hoje, nos dias atuais com os mesmo princípios.
A bíblia é separada em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Testamento significa aliança.
Na primeira parte da Bíblia (o Antigo Testamento) fala da aliança que Deus fez com o povo hebreu (para Abraão) e na segunda parte da Bíblia (Novo Testamento) Jesus (Deus) faz uma nova aliança com o povo (Lucas 22.20), fazendo assim a antiga aliança uma velha aliança.
A antiga aliança que Deus faz é somente para um povo exclusivo de Deus, mas com a nova aliança, não é apenas para um só povo exclusivo, mas para todas as pessoas do mundo.
Assim como os hebreus comemoram a páscoa, antes da vitória, Jesus também comemorou a nova aliança antes da vitória.
E para comemorar essa vitória e relembrar desse dia os cristãos (igreja) tomam a Santa Ceia que é o vinho e um pão, mas só quem tiver a marca dessa nova aliança com Deus poderia tomar da Santa Ceia:
Você pode está pesando que fosse a circuncisão de todos os homens do mundo, mas essa nova marca da nova aliança, dessa vez não é a circuncisão, pois a circuncisão é da antiga aliança e como essa era a nova aliança, a marca seria você se tornar uma nova pessoa, ou seja, nascendo de novo (se batizando).
É preciso que você renasça para viver pelo Espírito Santo.
Quando você nasce dos seus pais, você nasce da carne e vive pela natureza adâmica, saciando os seus desejos adâmicos, mas quando você nasce da água e do Espírito, você começa a viver pelo Espírito (João 3.6), ou seja, você começa a lutar contra a sua natureza adâmica, para viver uma vida espiritual.

O que é natureza adâmica?
É tudo aquilo que o homem faz que leve ao pecado, como sexo, drogas químicas, bebidas alcoólicas, mentiras, desobediência, roubo, etc...
Tudo que o ser humano faz que leve ao pecado, e esses atos é chamada de natureza adâmica, por causa do primeiro pecado cometido por Adão e Eva (Gênesis 2.6).

Para entender a essa pergunta de tomar a Santa Ceia, vamos entender resumidamente porque devemos nos batizar:
Ø Primeiro – A sua natureza adâmica, são coisas que vem do mundo, que não vem de Deus (1João 2.16) e isso te leva ao pecado (Tiago 1.15). Então é necessário você se afastar do pecado para ter uma vida espiritual; e como você é acostumado a viver na natureza adâmica, fica difícil você se livrar, ou seja, você vive em uma luta constante entre a sua natureza adâmica e a sua vida espiritual (1Pedro 2.11).
Ø Segundo – É necessário que você seja uma nova pessoa, com novos conceitos e atitudes, o seu passado que foi vivido pela natureza adâmica tem que ser esquecido; e o batismo faz isso, quando você se batiza uma nova criatura é; tudo novo se fez (2Coríntios 5.17).
Ø Terceiro – Para ter salvação (João 3.5).

Quando você se batiza, você começa a ter uma aliança com Deus, pois você deixou a sua natureza adâmica para viver pelo espírito, e com essa aliança que Deus faz com você através do batismo, você reconhece Jesus como Senhor e Salvador, que através dEle você pode ser salvo, porque você acredita que Ele morreu para te salvar, e como símbolo da sua aliança com Deus; da sua confirmação de que Jesus é Senhor e Salvador e da sua nova criatura no Batismo, você toma a Santa Ceia, que é a carne e o sangue de Deus dado por você (João 6.35,51).
O pão e o vinho representam o sacrifício que Deus fez por te amar, e esse sacrifício te leva a ser perdoado pelos seus pecados cometido pela sua natureza adâmica, porque se não fosse por esse sacrifício você estaria morto, porque o pecado leva a morte (Romanos 6.23), e o sacrifício de Jesus elimina essa morte te dando vida (João 3.16).
O pão representa a carne ou corpo de Deus sendo entregue em seu lugar (Lucas 22.19) e o vinho representa o sangue de Deus sendo derramado no lugar de seu sangue (Lucas 22.20).
É preciso que você seja perdoado para ser salvo e para ser salvo é preciso tomar a Santa Ceia (João 6.53-54), e para tomar a Santa Ceia tem que ser batizado (João 3.3).

João 1.1,2,3,14
No começo aquele que era a palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a palavra estava com Deus. Por meio da palavra, Deus fez todas as coisas e nada do que existe foi feito sem ela.
A palavra se fez carne e morou entre nós, cheio de amor e de verdade. E nós vimos à relação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como filho único do pai.

João 6.48-58
-Eu sou pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desce do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
Então eles começaram a discutir entre si. E perguntavam:
-Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?
Então Jesus disse:
-Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do filho do homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vivi em mim, e eu vivo nele. O pai que tem a vida foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.

Conclusão
Para tomar a Santa Ceia é preciso se livrar da natureza pecaminosa e para se livrar da natureza pecaminosa é preciso se batizar, é por isso que você tem que ser batizado para tomar a Santa Ceia.

Nós a igreja, que somos um povo separado por Deus, temos que nos renovar deixando a vida antiga (antiga aliança) de lado e se transformando em uma nova criatura tendo assim, a nova aliança de Deus. Pois foi por causa de Jesus, sofrendo na cruz que nós agora fazemos parte do povo exclusivo de Deus, e para lembrar-se dessa vitória que temos, tomamos a Santa Ceia que é o pão e o vinho; a páscoa para nós significa a ressurreição de Cristo, a qual nos limpa de todo pecado nos fazendo assim, livres da escravidão do pecado e da passagem da morte, nos dando vida eterna, e é por isso que comemoramos a páscoa com pão e vinho.

Obs:os judeus comemoram a páscoa diferente dos cristãos, porque eles não acreditam que Jesus foi/é o messias, então eles não levam em consideração a nova aliança, ou seja, eles vivem na antiga aliança com Deus, mas isso é papo pra outro estudo.

Espero que eu tenha ajudado na sua compreensão sobre o assunto, esse só foi mais um dos meus estudos, que estou compartilhando com você. Espero que tenha gostado, e que Deus te abençoe.












Feito por: Elielton de Lima

Rio de Janeiro 22 de Junho 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário