segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Viver o período teocrata

Juízes 2.11-15

Na época de Moisés, o povo hebreu (israelitas) vivia de baixo de uma autoridade delegada por Deus para liderá-los, a qual Moisés foi o primeiro.
Moisés morre deixando Josué como sucessor para liderar o povo, assim como ele fez.
Josué foi um grande líder que conquistou mais da metade de toda a terra de Canaã, até que Josué morre sem deixar líder, e o povo sem um líder, começou a viver de uma maneira errada desagradando há Deus.
Eles então abandonam a Deus para adorarem a deuses estranhos.
Então Deus começou a levantar pessoas, não para liderá-los, mas para se comunicar com o povo e dizer o que eles devem ou não fazer, essas pessoas eram chamados de juízes, pois era por eles que Deus falava com o povo e governava o povo com justiça, (Juízes 2.16).
Mas eles não deram atenção a esses juízes. Continuaram a desprezar a Deus e a adorar outros deuses. Os pais deles haviam obedecido aos mandamentos do Senhor, mas eles não obedeceram. O Senhor lhes dava um juiz e o ajudava. Enquanto esse juiz vivia, o Senhor salvava o povo dos seus inimigos. Ele tinha pena dos israelitas porque eles sofriam na escravidão. Mas, quando o juiz morria, eles voltavam a viver como antes e se tornavam ainda piores do que os seus pais. Iam atrás de outros deuses, e os serviam, e adoravam. Teimavam em continuar nos seus maus caminhos. (Juízes 2.17-19)

Em fim, no livro de Juízes encontramos o período teocrata, que significa “governo de Deus” (do grego Teo: Deus + kratos: governo).
Foi um período a qual Deus começou a levantar juízes e sacerdotes para ajudar o povo, era Deus quem governava esse povo.
Até que Deus levanta um homem chamado Samuel.
Samuel foi um juiz, sacerdote e logo após de iniciar o período monarca ele foi um profeta.
Samuel soube e muito bem liderar aquele povo, mas o povo viu que Samuel estava ficando velho e pede para que exista um rei que governasse assim como nas outras nações (1Samuel 8.4).
Eles não precisavam de um rei, pois já tinha um rei que é Rei dos reis, Senhor dos senhores, que governava esse povo.

Uma história que é muito semelhante os dias de hoje.
Assim como foi no período teocrata, assim também é nos dias de hoje, pessoas estão se voltando contra Deus com outros deuses, antes eram ídolos feitos de madeira, ouro, metal, bronze, prata, entre outros. Hoje os deuses das pessoas (a pesar de ainda existir ídolos) são coisas que favorece a pessoa como: prostituição, bebidas alcoólica, drogas ilícita, cigarro, jogatinas, furtos, dinheiro, objetos de “valor” (carro, casa, moto, vídeo game, entre outros), musicas circulares, entre outros que eu não consigo me lembrar.
As pessoas de hoje estão se afastando de Deus para adorarem esses falsos deuses.
No livro de Juízes capítulo 2 do versículo 11 ao 15 na versão da bíblia Almeida Revista e Atualizada encontramos isso:

11 Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins.
12 Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira.
13 Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote.
14 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel e os deu na mão dos espoliadores, que os pilharam; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles.
15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para seu mal, como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto

Se fosse nos dias de hoje encontraríamos isso:
11 Então, fizeram as pessoas da terra o que era mau perante o SENHOR; pois serviram a bebidas alcoólica e drogas ilícita.
12 Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os livrara do grande sufoco e problemas da vida, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira.
13 Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a prostituição, bebidas alcoólica, drogas ilícita, cigarro, jogatinas e dinheiro.
14 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra as pessoas da terra que fazem isso e os deu na mão dos espoliadores, que os pilharam; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles.
15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para seu mal, como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto

Seria mais ou menos assim que estaria se o livro de Juízes fosse feito nos dias de hoje.

Mas seja diferente disso, deseje viver o período teocrata na sua vida, deixe Deus governa a sua vida, seja nas financias, na saúde, na família, no seu futuro, nos seus sonhos, nas suas conquistas, esqueça os deuses de hoje em dia, pois esses deuses não vão lhe dá nada a não ser a morte, adore somente um Deus, que é o Deus da bíblia, deixe com que Ele governe a sua vida. Viva o período teocrata na sua vida.
Deixe que Deus use juízes para te ensinar a andar no caminho que deve andar, vá a igreja que lá você encontrará esses juízes que são os bispos, pastores, presbíteros e os diáconos, deixe que eles sejam o juiz que Deus levantou para te ajudar, viva o período teocrata na igreja.







Fito por: Elielton de Lima
Rio de Janeiro 10/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário